As Bruxas da Noite

As Bruxas da Noite

00:00 / 00:00

Sinopse

Neste livro, a jornalista italiana e escritora premiada, Ritanna Armeni, reconstrói a história de um grupo de mulheres soviéticas fiéis à sua pátria: as aviadoras do 588º Regimento de Bombardeio Aéreo Noturno Soviético.

Com um importante papel de liderança durante as batalhas contra o Terceiro Reich, elas prejudicavam e muito a vida dos alemães durante a Segunda Guerra Mundial, aparecendo nos céus carregadas de bombas. Os nazistas as chamavam de “bruxas da noite”.

A autora revela informações sobre a criação, a luta e as vitórias dessas mulheres que foram apagadas da história após o declínio de suas carreiras como aviadoras devido ao conservadorismo e preconceito do Estado Soviético.

Autor

Carlos Oliveira

Ritanna Armeni

É jornalista e escritora. Foi chefe de redação da revista Noi donne e trabalhou nos periódicos Rinascita, Il manifesto, L’Unità e Liberazione. Foi porta-voz do político socialista italiano Fausto Bertinotti, tendo também conduzido por três anos o programa Otto e mezzo com Giuliano Ferrara. É autora premiada e, dentre suas obras de destaque estão La Colpa Delle Donne – Dal Referendum Sull’Aborto alla Fecondazione Assistita: Storie, Battaglie e Rifl essioni, (2006), Prime Donne Perché in Politica non C’è Spazio per il Secondo Sesso, (2008), Due Pacifi sti e um Generale – A Colloquio con Vincenzo Camporini (2010), Parola di Donna – Le 100 Parole Che Hanno Cambiato il Mondo Raccontate da 100 Protagoniste (2011).

Narrador

Christina Carneiro

Christina Carneiro

Atriz, cantora, locutora e educadora.

Sua formação como atriz foi no Centro de Pesquisa Teatral (CPT/Sesc-SP) com Antunes Filho.

Estudou canto na Escola Municipal de Música de São Paulo e Universidade Livre de Música, atual EMESP Tom Jobim.

Realizou cursos de Locução e Narração de Documentários e Vídeos Institucionais no Senac.

Atuou como educadora durante muitos anos e desenvolveu projetos de formação de leitores utilizando narrações e leituras compartilhadas de diversos gêneros literários.

É graduada em Psicologia e Pedagogia com especializações na PUC/SP e Instituto Sedes Sapientiae.