A Vida dos Santos - Volume 3

A Vida dos Santos - Volume 3

00:00 / 00:00

Sinopse

A Vida dos Santos é um livro empolgante, em que se apresenta, numa narrativa clara e vivaz, a vida desses homens e mulheres que nos criam tanta inspiração e devoção. Os Santos e as Santas do Povo de Deus são, em primeiro lugar e acima de tudo, homens e mulheres de fé comprovada.
Pelo exemplo de vida cristã que deixaram, inspiraram e continuam inspirando, encorajando e reforçando a atitude confiante e esperançada dos devotos e devotas. A Igreja Católica enfatiza o testemunho que os Santos e as Santas deixaram para os cristãos no seguimento de Jesus. Os devotos e devotas valorizam seu papel de intercessores, reconhecendo neles a ação do poder divino.
Na religiosidade popular católica, os santos e as santas não são deuses nem entidades com algum grau de poder divino, mas, sobretudo, aqueles que apontam para Deus e através de quem Deus realiza sua obra. São seres humanos como nós, mas, estando próximos de Deus, apresentam solidariamente a Ele nossas necessidades, alcançando graças divinas para a nossa vida. Tal papel intercessor decorre da certeza cristã de que todos aqueles que viveram como Jesus e pautaram a vida pelo amor, pela prática da justiça e da misericórdia com os sofredores e excluídos participam com Ele, pela força do Espírito Santo, na comunhão da glória do Pai.
A Igreja é um corpo, cuja cabeça é Jesus Cristo e cujos membros são todos os batizados, chamados à santidade. Por isso, os Santos e Santas continuam em comunhão conosco e, sempre “em Cristo”, podem nos inspirar, interceder por nós, guiarnos no caminho do bem, proteger-nos do mal. Manifestam a luz e a força de Jesus Cristo que irradiam dessa proximidade amorosa junto a Ele.
A trajetória de vida dos Santos e Santas provoca admiração e, em muitos, o cultivo da devoção. Não é possível manter total indiferença ou fugir, incólumes e ilesos, frente a certas reflexões existenciais: em que estamos apostando a nossa vida? O que oferece horizonte de sentido maior ao nosso existir? Para onde direcionamos nossas metas e objetivos? Por qual causa ou bandeira de luta estaríamos dispostos a dar nossa vida? Nesse sentido, o testemunho dos Santos e Santas apresenta-se como interpelação ética a cada um de nós: importa procurar respostas para tais questionamentos. Eles encontraram na fé e no compromisso com o Deus de Jesus Cristo, a grande aposta ou o grande tesouro de suas vidas.
Não seria a isso que Jesus se referia no Evangelho, quando falava da pérola de grande valor que, uma vez encontrada, torna quem a encontrou capaz de tudo dispor para adquiri-la? Você conhecerá, nesse primeiro volume, um pouco mais da vida de trinta Santos e Santas da fé católica popular, de seu extremado amor por Jesus Cristo e pelo próximo, das dificuldades que enfrentaram. Descobrirá diversas manifestações de devoção do povo para com esses homens e mulheres dignos de admiração e respeito pelos exemplos que nos deixaram. No fundo, experimentará um convite: abre as portas do coração e deixe a luz de Deus entrar. Deixe que tome conta de seu ser a mesma força que os guiou. Cultive pelas estradas da vida a fé confiante no Deus da Vida, o Deus de todos os Santos e Santas.
  • São Pedro
  • São Lucas
  • São Sebastião
  • Santos Anjos da Guarda
  • Santa Bárbara
  • Santa Bernadete
  • São Domingos Gusmão
  • Santa Teresinha
  • São João Bosco
  • Santa Joana dArc