A Origem das Espécies

A Origem das Espécies

00:00 / 00:00

Sinopse

A bordo do navio britânico Beagle, durante uma viagem de cinco anos, um jovem de 22 anos, na condição de naturalista, embarcou destinado a coletar espécimes vegetais e animais e a anotar suas observações.
Ele reuniu componentes suficientes para elaborar e defender uma das teorias mais revolucionárias de sua época: a teoria da evolução pela seleção natural.
Esse jovem célebre é Charles Darwin, que, em 1859, publicou sua fascinante teoria na obra A Origem das Espécies, a qual se transformou em um dos maiores clássicos de todos os tempos.
Darwin pôde constatar que a seleção natural causa, inevitavelmente, uma extinção considerável das formas menos bem organizadas e conduz ao que denominamos divergência dos caracteres e à extinção completa das formas intermediárias e imperfeitas.
Além disso, todas as espécies da fauna e da flora desenvolveram-se a partir de formas mais primitivas por meio da transmissão hereditária de ligeiras variações em sucessivas gerações.
Suas ideias encontraram fortes oponentes, desde cientistas até líderes religiosos, pois a teoria de Darwin ia contra quaisquer concepções da origem da vida segundo os preceitos teológicos vigentes na época.
Para facilitar o entendimento do leitor, Darwin dispôs em A Origem das Espécies um glossário contendo os principais termos científicos empregados na obra. Ele se utiliza, ainda, de uma linguagem acessível, permitindo que todos desfrutem seus conhecimentos.

Autor

Charles Darwin
Charles Darwin
Charles Darwin nasceu em 12 de fevereiro de 1809, em Shrewsbury, Shropshire, na Inglaterra. Como sua família tinha recursos financeiros suficientes, ele recebeu educação o nas melhores instituições de ensino de seu tempo. Cursou Medicina na Universidade de Edimburgo, abandonando o curso dois anos após.
Depois, ingressou na Universidade de Cambridge, onde permaneceu de 1828 a 1831. Foi lá que teve contato com duas personalidades que tiveram fortes influências em suas pesquisas: o geólogo Adam Sedwick e o estudioso de Botânica John Henslow, que o convenceu a embarcar a bordo do navio Beagle, em uma viagem ao redor do mundo por cinco anos, como naturalista.
Durante o percurso, enquanto os demais passageiros descobriam a costa sul-americana, Darwin permanecia em terra para coletar espécies da fauna e da flora e fazer seus registros de tudo o quanto observava a respeito da origem dos seres.
Durante essa viagem, Charles Darwin esteve em terras brasileiras, de janeiro a julho e 1832, onde também pôde coletar material para suas pesquisas. Visitou as Ilhas Canárias; Fernando de Noronha; Salvador; Rio de Janeiro, e uma fazenda do interior.
Em 29 de janeiro de 1839, Darwin casou-se com Ema Wedgwood. De 1839 a 1858, publicou vários trabalhos, como Diário de Viagem, Estrutura e Distribuição dos Recifes de Coral e Observações Geológicas sobre a América do Sul. Em 1859, edita sua obra mais consagrada, A Origem das Espécies, sendo, de pronto, atacado por cientistas e religiosos.
Foi eleito membro correspondente do Instituto Francês e da Academia de Ciências de Berlin, em 1878. No ano seguinte, recebeu o Prêmio Bressa da Real Academia de Turim. Charles Darwin desencarnou em 19 de abril de 1882, sendo sepultado na Abadia de Westminster no dia 26 do mesmo mês, entre os túmulos de Newton e Herschel.

Narrador

Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

- Radialista - Jornalista
Locutor desde os 15 anos.
Início da profissão como locutor - apresentador de programas musicais e noticiosos: Rádio Difusora, na cidade de Jundiaí.

- Imprensa Escrita
Empresa Folha da Manhã S/A.
Emissoras de Rádio em São Paulo Como Apresentador e Operador de Som em Programas Musicais e Jornalísticos (entrevistas, noticiosos,etc): Rádio Bandeirantes (FM), Jovem Pan, Eldorado, Cultura, Manchete, Antena 1, Opus FM, Nativa FM (Ganhou em 1989, prêmio da APCA como melhor locutor RÁDIO FM)

- Televisão
Record TV (Rede Record) - apresentador de telejornais (do regional, ao nacional) durante 7 anos;
SBT - Sistema Brasileiro de TelevisãoSBT - apresentador de boletins da olimpíada da Austrália;
Rede Bandeirantes de Comunicação - apresentador do no canal de notícias, vinte e quatro horas, para assinantes, o Band News TV, durante 15 anos.

Outras Atividades: voz em documentários e comerciais ( tanto para o rádio quanto para televisão, cinema, eventos de vários seguimentos).