A Legião Estrangeira

A Legião Estrangeira

00:00 / 00:00

Sinopse

Há neste livro uma parte significativa da ampla poética de Clarice Lispector.Conforme afirma quem conduz a narração no primeiro dos admiráveis e extasiantes contos aqui dispostos por orgânica sabedoria – "as palavras me antecedem e ultrapassam, elas me tentam e me modificam, e se não tomo cuidado será tarde demais: as coisas serão ditas sem eu as ter dito."
Dessa prova de poder e de relativa independência da língua, extrai-se a própria substância de uma arte verbal capaz de articular diferentes tipos de registros, que obedecem à variedade e mutação dos estados de espírito, bem como à variedade e mutação das experiências (observadas ou imaginadas, sempre intensamente vividas).
Precaver-se ante a palavra e a ela entregar-se, eis o modo possível e laborioso de escrita – ajustar língua, conhecimento, percepção e disponibilidade. Infiltrar, assim, no espaço do habitual, orações complexas, desdobráveis, provocadoras de grandes distúrbios de rumos e de expectativas, ao lado de frases retas, curtas, certeiras e velozes. Feitas, por vezes, de um fervor só encontrável nos grandes textos místicos. Todo um mundo de segredos e de revelações. Aqui está a vida – pela palavra – sendo gerada aos nossos olhos, com seus contrastes de forças, seu regredir e avançar, a conquista da soberania e da humildade. Com o esforço e a destreza exigidos, surpreende-se o que se processa com inteligência arqueológica até surgir como se nascesse do puramente espontâneo, acompanhando, portanto, os inúmeros cálculos necessários para que se construa a longa e quase atemporal história dos corpos. Esculpe-se, nas sentenças, a alma.ROBERTO CORRÊA DOS SANTOS, Professor de Teoria da Literatura e de Semiologia do curso de graduação e de pós-graduação em Letras da UFRJ

Autor

Clarice Lispector
Clarice Lispector
Uma escritora decidida a desvendar as profundezas da alma. Essa é Clarice Lispector, que escolheu a literatura como bússola em sua busca pela essência humana.Sua tentativa de transcender o cotidiano revela-se em personagens na iminência de um milagre, uma explosão ou uma singela descoberta. Todos suscetíveis aos acontecimentos do dia a dia.Vidas que se perdem e se encontram em labirintos formados por uma linguagem única, meticulosamente estruturada. E é por essa linguagem que Clarice Lispector constrói uma obra de caráter tão profundo quanto universal.

Narrador

Carol Badra
Carol Badra
Atriz e figurinista co-fundadora da Cia Os Fofos Encenam e integrante a Cia de Teatro los Lobos Bobos, onde desenvolve produções e atua em adaptações de obras literárias em cena teatral. Em 2020 produz e atua na adaptação de "O Mistério do Coelho Pensante" de Clarice Lispector ( esta é a 3a adaptação que atua, da autora) dando asas ao desejo de sempre embarcar no universo desta autora mais que maravilhosa.
Carol Badra, plena e entregue, aceitou o desafio de gravar o audio livro "A Legião Estrangeira" e "A Paixão segundo GH". Este foi o grande presente destes tempos, afinal 2020 não é um ano qualquer... É centenário do nascimento de Clarice Lispector!